Quando Trocar o Óleo da Moto?

Quando Trocar o Óleo da Moto?

Alô você aí que ama andar sobre duas rodas! Com certeza você se preocupa com a manutenção da sua moto e sabe que isso, assim como a troca de filtros, é um requisito básico para garantir uma vida útil maior para ela. Saiba quando trocar o óleo da moto e outras curiosidades sobre este assunto.

Existe hora certa de trocar o óleo da moto?

Sim, existe. O óleo lubrificante tem a função de reduzir o impacto gerado pelo movimento feito pelas peças do motor e também garante que elas fiquem limpas e funcionem corretamente. Com o tempo, o óleo perde sua viscosidade característica e também sua principal função, a de lubrificar as peças da moto. Dependendo do fabricante, o óleo lubrificante deve ser substituído a cada 3.000 ou 4.000 km rodados. Isso deve acontecer, principalmente, com os veículos de baixa cilindradas. Já com as motos 0 km, atenção especial: o óleo delas precisa ser trocado pela primeira vez quando chegar à marca de 1.000 km rodados.

Mesmo que a troca do óleo da moto seja recomendada quando a moto atingir certa quilometragem, a verificação no nível do óleo deve ser semanal. Caso esteja abaixo do nível ideal, complete com o mesmo óleo utilizado antes. É importante que óleos de diferentes marcas e tipos não sejam misturados para que funcione da maneira correta e não prejudique o motor.

Como escolher o óleo ideal para moto?

Outro fator importante é escolher o óleo certo para moto. No Manual do Proprietário, a montadora indica qual o tipo de óleo para ser utilizado. A dica é sempre fazer o uso do óleo especificado, evitando problemas futuros em relação à manutenção. Se você não possui este manual, entre em contato com a montadora do seu carro ou pesquise no site dela se o mesmo se encontra disponível em versão online.

Os óleos são diferentes em relação a sua viscosidade e aos aditivos. É preciso verificar na embalagem do produto uma numeração. Por exemplo: 40, 50, 5W30, 10W40, 20W50, 5W40. Quanto menores os números, mais fino o óleo vai ser. Normalmente, os mais finos (menos viscosos) são utilizados em carros novos, que ainda não necessitam tanto de lubrificação para funcionar. Portanto, os de maior número (mais viscosos), podem ser utilizados em carros um pouco mais velhos que necessitem de um óleo mais grosso.

Além disso, existe a classificação API que se refere ao desempenho do óleo. Para classificar, existem duas letras que diferenciam os lubrificantes: S mostra que o óleo foi desenvolvido para motores em combustão. Já as variantes F, G, L mostram, numa ordem decrescente, o óleo menos viscoso, para o mais viscoso.

Não utilize óleo de carro na motocicleta. Os óleos para motos e carros, são semelhantes, porém não contém os aditivos necessários para atender às necessidades da moto.

Quanto tempo dura o óleo?

O óleo lubrificante também tem data de validade. Ele só vale por seis meses a partir da data de abertura da embalagem. Vamos supor que sua moto não seja tão utilizada e, após seis meses, ainda não atinja o limite de quilometragem indicado para a troca do óleo. É recomendável que troque o fluido da mesma forma por ultrapassar o período de validade.

Tipos de óleo para motos

Existem alguns tipos de óleos lubrificantes e dois deles merecem destaque por serem os mais comuns.
O óleo sintético é produzido em laboratório a partir das matérias primas. Especialistas acreditam que, por isso, a viscosidade dele dure mais do que no caso dos outros. Já o óleo mineral é mais barato, mais grosso e produzido a partir do petróleo e possui capacidade de lubrificação maior depois de um tempo de utilização. Existe também o oléo semi-sintético que é um meio termo entre os dois outros tipos.

Devido às temperaturas do país, prefira óleos mais duráveis e de qualidade. O lubrificante precisa oferecer bastante resistência às condições climáticas.

Se você adquiriu uma moto usada, utilize o mesmo óleo que o dono anterior pois o motor estará acostumado a funcionar com o outro tipo. É importante também não misturar óleos sintéticos e minerais pois existem marcas que não se misturam por causa de sua composição. Durante a verificação do óleo, observe reservatório de óleo e veja se ele precisa ser substituído.

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